fbpx

O que é correção monetária?

Você vai no mercado fazer sua compra do mês e gasta 300 reais. No mês seguinte você vai fazer essa mesma compra adquirindo os mesmos itens, porém gastado 310 reais. Por que isso ocorre? Vejamos a seguir o impacto e o que é a correção monetária.

Então, o valor dos produtos que você comprou, sofreu uma correção monetária que se adequou com a inflação desse período, fazendo você gastar uma quantidade maior de reais.

Assim, podemos citar como exemplo o empréstimo de algum crédito, que com o passar do tempo o valor desse crédito vai se desvalorizando por conta da inflação e, com isso, ocorre a atualização monetária para que o fornecedor do empréstimo não fique no prejuízo.

Qual taxa usar para correção monetária?

É bem importante saber qual índice de correção monetária usar para fazer o reajuste do preço de algum produto ou serviço, para escolher um investimento de renda fixa ou para ter base para a correção de um aluguel ou uma operação de crédito (financiamento ou empréstimo, por exemplo). 

Por exemplo: Ao aplicar em um investimento de renda fixa buscando proteger seu poder de compra ao longo do tempo, buscar uma opção que tenha como base de correção o IPCA (mais uma determinada taxa) é vantajoso, já que esse índice acompanha a evolução dos preços no país. Ou então vale optar por um financiamento imobiliário atrelado à taxa Selic quando ela está em um ciclo de baixa, saindo em vantagem contra corrigir pela inflação.

Para ter ideia de qual índice de correção monetária usar a seu favor, vale lembrar que os vários índices (como a TR, o CDI, a Selic, o IPCA e o IGP-M) podem se comportar de maneira diferente dependendo de como vai a economia. Exemplo? se o mercado imobiliário está aquecido, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) – usado no reajuste de aluguéis – pode subir mais que o IPCA, por exemplo. Foi o caso entre 2020 e 2021.

Já quando o assunto é um financiamento imobiliário, o foco tem que ser no longo prazo: pensando que aquela correção que você contrata hoje pode se tornar mais vantajosa ou desvantajosa no futuro.

Qual a diferença de juros e correção monetária?

A correção monetária pode englobar os juros em sua compensação. Além disso, não existem outras similaridades entre elas.

Os juros são utilizados como uma forma de “punição” para quem se encontra em débito.  

Em casos onde alguém ganha um processo judicial pode ocorrer a correção monetária que não significa propriamente um aumento no valor, mas os juros poderão importar já que correrão sobre o valor compensado. 

Os juros podem ser cobrados sobre o valor do débito, já a atualização monetária é realizada sobre o valor total, ou seja, sobre o débito e sobre os juros.

Como é feita a atualização monetária judicial?

  1. Defina a data da atualizaçãoPra começar o seu cálculo, primeiro é necessário definir a data pra qual você quer atualizar o valor do débito (termo final).
    Ou seja, para qual dia, mês e a ano você deseja atualizar o saldo.
  2. Calcule a correção monetáriaAfim de saber qual índice aplicar, verifique o índice fixado na sentença ou acórdão ou use o fator que você desejar desde que você tenha fortes fundamentos pra justificar.
    Depois, basta multiplicar o valor principal (total do débito sem juros) pelo índice escolhido.
  3. Faça a contagem dos Juros de MoraOs juros de mora incidem sobre o valor principal, já corrigido monetariamente.
    Quanto à contagem dos juros, você deve observar qual é o termo inicial, a depender do objeto da ação. Para tanto, verifique novamente a tabela acima.

Por fim, saiba que nós fazemos esse cálculo!

Solicite já seu orçamento através do botão Solicitar Orçamento, ou então entre em contato conosco clicando no botão WhatsApp abaixo.

Perícia contábil – Cálculos Judiciais e Extrajudiciais

#períciacontábil #correçãomonetária #inflação #cálculo #índice #economia #magalhaesgrangeiro #contabilidade #contábil #real #moeda #compra #mercado #dívida #niveldepreços #correção #juros #débito

Fonte: suno; melhortaxa, Doc9 e Jonalcontabil