fbpx

Impugnação: por que impugnar com cálculos?

Cálculos certamente é uma matéria de grande importância no meio jurídico. Afinal, boa parte das demandas judiciais está associada com algum tipo de reparação financeira...

Preliminarmente, é importante destacar que o cumprimento de sentença é a fase processual em que se concretiza a decisão do juiz, feita no final do processo de conhecimento e, em seguida, é iniciada a fase de execução do processo através do título de execução judicial.

O cumprimento de sentença está fundamentado entre os artigos 513 e 538 do Novo Código de Processo Civil (CPC/2015).

Oportunidade de alterar os valores discutidos?

No contexto em que as partes são ouvidas pelo juiz e as provas são produzidas, a parte autora possui efetividade em seu direito no cumprimento de sentença ao apontar o que entende que lhe é devido. Ao mesmo tempo, a executada é assegurada do direito de discutir os valores pleiteados pela parte autora.

Assim, a impugnação ao cumprimento de sentença permite a aplicação do princípio da ampla defesa e incentiva a parte executada discutir sobre os valores que lhe são cobrados.

Veja o que estabelece o art. 525 , § 1° do Novo CPC:

1º Na impugnação, o executado poderá alegar:

I – falta ou nulidade da citação se, na fase de conhecimento, o processo correu à revelia;
II – ilegitimidade de parte;
III – inexequibilidade do título ou inexigibilidade da obrigação;
IV – penhora incorreta ou avaliação errônea;
V – excesso de execução ou cumulação indevida de execuções;
VI – incompetência absoluta ou relativa do juízo da execução;
VII – qualquer causa modificativa ou extintiva da obrigação, como pagamento, novação, compensação, transação ou prescrição, desde que supervenientes à sentença.

O que fazer quando a impugnação for sobre excesso de execução?

Quando a impugnação for relacionada ao excesso de execução, a teor do § 4º, sob pena de sua rejeição liminar, quando for este seu único argumento, ou de não conhecimento acerca deste fundamento, se existentes outros, deverá o executado declarar o valor que entende correto, apresentando memória do cálculo.

Qual a importância do cálculo na impugnação?

Cálculos certamente é uma matéria de grande importância no meio jurídico. Afinal, boa parte das demandas judiciais está associada com algum tipo de reparação financeira.

É provável que a parte contrária apresente cálculos equivocados ou com entendimento mais benéfico a ela e, consequentemente, pode omitir ou distorcer fatos e técnicas importantes.

Para confrontar essa situação, você tem um bom perito contábil como parceiro?

Esse profissional possui competência técnica para amparar o seu cliente e te oferecer subsídios para argumentações através de um parecer contábil, contendo esclarecimentos das metodologias adotadas de forma clara e objetiva, que podem fazer a diferença na lide.

Vai impugnar ou vai deixar o cálculo da parte contrária ou perito do juízo ser homologado?

Nessas horas, para maior confiabilidade e efetividade dos cálculos apresentados no seu processo, é essencial que um perito contábil especializado saiba identificar eventuais equívocos ou fundamentações aplicáveis sobre a parte contrária com um raciocínio contábil que contribua com a sua tese, evitando também a impugnação de forma genérica.

Alcance melhores resultados

Em casos de impugnação, nossa equipe multidisciplinar especializada em cálculos trabalhistas pode ser um grande aliado para atingir melhores resultados através da nossa metodologia, contando ainda com um laudo pericial técnico claro e objetivo sobre estes casos e te forneça embasamento para argumentações jurídicas na defesa do seu cliente.

Cálculos estratégicos

Cálculos medianos não vão impulsionar os seus resultados na advocacia. Por isso, é essencial que um perito contábil especializado saiba identificar eventuais equívocos ou fundamentações refutáveis sobre a parte contrária com base nas normas trabalhistas e jurisprudências.

Assertividade e clareza

Muitas vezes o prazo pode ser um fator comprometedor para a apresentação de impugnação aos cálculos com uma boa análise técnica e excelência. Com a nossa sistemática, isso é possível! Contamos ainda com a elaboração dos cálculos e laudo de forma personalizada, prezando pela assertividade, confiança e transparência, do qual evita brechas para erros de interpretação.

Nossa equipe especializada em Perícia Contábil pode te ajudar com Cálculos Judiciais e Extrajudiciais. Clique abaixo!

#cálculodeimpugnação #impugnaçãoaocumprimentodesentença #excessodeexecução #impugnação